Categories Menu

Postado maio 18, 2017 em Cuidado, Destaque, Dicas, E ai Dr.?, Fitnness, Nutrição, Saúde, Visão Feminina

19 DE MAIO – DIA DE COMBATE À DOR DE CABEÇA – CEFALEIA

19 DE MAIO – DIA DE COMBATE À DOR DE CABEÇA – CEFALEIA

 

É amanhã! Especialistas darão orientações à população no Conjunto Nacional e promoverão palestra gratuita sobre a doença

19 de maio, Dia de Combate à Cefaleia, popularmente conhecida como dor de cabeça, os especialistas da Sociedade Brasileira de Cefaleia estarão à disposição da população para orientar sobre a doença.

A ação, que tem apoio da Libbs Farmacêutica, envolve um Ponto de Informação e Atendimento à população, localizado no saguão do Conjunto Nacional durante todo o dia 19 e também contará com uma Palestra, na parte da manhã, aberta ao público, no CineArte.

19 DE MAIO – DIA DE COMBATE À DOR DE CABEÇA – CEFALEIA

O dia tem como objetivo informar a população sobre o que é a Cefaleia (os vários tipos de dor de cabeça, inclusive a enxaqueca) e também se tornar um alerta para evitar a automedicação e o uso abusivo de analgésicos, que causam inúmeros problemas à saúde e um incentivo para que as pessoas busquem orientação médica para seu tipo específico de dor de cabeça. A população também terá a informação correta para saber como diagnosticar corretamente e encontrar o tratamento adequado para não sofrer mais com a cefaleia, ou seja, para viver sem dor de cabeça!

A diretora da Sociedade Brasileira de Cefaleia, Dra. Célia Roesler, vice coordenadora do Departamento Científico de Cefaleia da Academia Brasileira de Neurologia, alerta que a enxaqueca tem tratamento e é possível viver sem dor.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia, mais de 70% das mulheres e 50% dos homens tem ao menos um episódio de dor de cabeça por mês. A enxaqueca, que é um tipo de dor cabeça, atinge mais de 30 milhões de brasileiros. A maioria não tem diagnóstico correto e acaba apelando para se automedicar, sem procurar tratamento adequado ou acostumar-se a viver com dor.

A enxaqueca, dor de cabeça intensa, é responsável pela perda de 1,4% do total de anos saudáveis

Resumo das características da enxaqueca

Fonte: Sociedade Brasileira de Cefaleia

Duração das crises – 4 a 72 horas, se não tratadas

Tipo de dor – Pulsátil (latejante), na maioria das vezes.

Intensidade da dor – Modera a forte na maioria das crises não tratadas

Fenômenos acompanhantes – Intolerância à luz (fotofobia), ruídos (fonofobia) e odores (osmofobia), náusea, vômito.

Fatores de agravamento – Movimentos súbitos ou inclinação da cabeça, esforços físicos ou mentais, decúbito (em alguns pacientes).

Fatores de melhora – Sono (em alguns casos), aplicação de gelo, compressão das têmporas.

Saiba mais sobre a Enxaqueca no site: enxaquecanao.com.br, lá também é possível conhecer o App Diário da Cefaleia, que ajuda a população a lidar com a doença, pode meio do registro de crises e sintomas, oferecendo ferramentas para o controle de hábitos e alimentação.

19 DE MAIO – DIA DE COMBATE À DOR DE CABEÇA – CEFALEIA

Serviço:

Palestra Interativa – “Dor de cabeça – Não!”Evento que trará informações novas sobre as causas e tratamento da Dor de Cabeça, com a participação de médicos e especialistas da Sociedade Brasileira de Cefaleia para dialogarem com jornalistas e a população.

Local: CineArte (antigo Cine Livraria Cultura) – sala para 100 pessoas

Dia e Horário: 19 de maio de 2017 – das 10h às 11:30

Entrada livre

Mesa e banners instalados no Saguão central do Conjunto Nacional (próximo aos elevadores)

Data e horário: 19 de maio de 2017 – das 10h às 19:00

Realização: Sociedade Brasileira de Cefaleia

Patrocínio: Libbs Farmacêutica