Categories Menu

Postado ago 13, 2013 em Agenda Cultural, Comportamento, Destaque, Eventos

VEM AI A SEGUNDA EDIÇÃO DO DESIGN WEEKEND

VEM AI A SEGUNDA EDIÇÃO DO DESIGN WEEKEND

 

Festival Urbano de design será realizado de 15 a 18 de agosto de 2013

VEM AI A SEGUNDA EDIÇÃO DO DESIGN WEEKENDAos a mantes de designers  esta é a hora, neste mês de agosto, do dia 15 ao 18, São Paulo receberá a segunda edição do Design Weekend, evento de sucesso que é inspirado na Semana de Design de Milão e também no Festival de Design de Londres.

Após o sucesso da primeira edição em 2012, São Paulo recebe novamente o Design Weekend, festival urbano inspirado na SEMANA DE DESIGN DE MILÃO e no FESTIVAL DE DESIGN DE LONDRES, que ganhou o público com cerca de 160 parceiros, 363 eventos simultâneos e mais de um milhão de visitantes.

O evento pretende envolver o público no circuito de design do país e promover a criatividade brasileira, de 15 a 18 de agosto, em diversos pontos estratégicos da cidade de São Paulo, como museus, galerias, estúdios, lojas, parques, praças, ONGs, entre outros. Estes espaços estão localizados nas regiões da Alameda Gabriel Monteiro da Silva e arredores, Avenida Paulista e arredores, Vila Madalena e Pinheiros, Centro e Santa Cecília, Ibirapuera/Moema e Vila Nova Conceição onde acontecerá muita inspiração e badalação durante esses quatro dias.

O DW!, idealizado por Lauro Andrade, CEO da SUMMIT PROMO e com curadoria do arquiteto e jornalista especializado em design Pedro Ariel, será novamente composto por um conjunto de eventos independentes e simultâneos. Todos organizados e realizados por dezenas de parceiros, e integrados pelo Programa Oficial, divulgado pelos realizadores do DW!. O objetivo principal é promover o design e suas conexões transversais com a arte, arquitetura, urbanismo, decoração, moda, inclusão social, negócios e inovação tecnológica.VEM AI A SEGUNDA EDIÇÃO DO DESIGN WEEKEND

O festival é muito mais do que uma celebração sobre o design. Ao oferecer conteúdos de alto valor pela cidade, estimula a ocupação dos espaços públicos, a busca de qualidade de vida e o exercício da cidadania. Economicamente falando, torna-se uma grande plataforma de promoção comercial, geração de negócios, trabalho e renda. A primeira edição do DW! superou todas as expectativas. O Brasil merecia e estava mais do que pronto para um Festival desta natureza“, relata Lauro Andrade.

Para o curador, Pedro Ariel, “foi um grande prazer ver as pessoas nas ruas, com o Guia DW! nas mãos, procurando os eventos de arte e design. Muita gente encontrou velhos amigos e juntos passearam, se deslocando de uma atração à outra. O clima de festa tomou conta da cidade e era muito fácil tomar um espumante enquanto apreciávamos as instalações e os lançamentos. Enfim, este primeiro Design Weekend foi uma grande celebração do design, como São Paulo estava precisando. Ficou um gostinho de quero mais“.

 

ALGUNS DOS DESTAQUES DA EDIÇÃO DE 2013:

 

Intervenção Urbana: são as Zonas Verdes: pequenas áreas de lazer instaladas em espaços destinados ao estacionamento de carros que se transformam em espaço de lazer e convívio para os pedestres. É o uso da via pública como área recreativa temporária, desta maneira, ruas e bairros ficarão mais humanos e amigáveis. Esta é a proposta do projeto originalmente criado em São Francisco (EUA) e que hoje acontece também em importantes capitais da Europa. As duas unidades temporárias instaladas durante o DW! Estarão na Rua Amauri e Rua Maria Antonia.  A iniciativa é uma parceria entre o DW!, O Instituto Mobilidade Verde, o grupo Design Ok e o Gentilezas Urbanas do Secovi-SP (Sindicato da Habitação de São Paulo) com os escritórios de arquitetura Zoom e H2C, que também acreditam no diálogo que a sociedade deve levantar acerca dos espaços públicos e co uso do solo por meio de zonas como essas.

Outra importante discussão, capitaneada pelo jornalista Gilberto Dimenstein, sobre a ocupação do espaço público será realizada na Vila Madalena. A DBB Arquitetura da Convivência se associou a DW!, Aphins e Catraca Livre para iniciar um movimento em prol da revitalização da praça Aspicuelta. O grupo acredita na ação comunitária como alavanca para a melhoria de espaços urbanos e no crowdfunding como instrumento de transformação.

VEM AI A SEGUNDA EDIÇÃO DO DESIGN WEEKEND

Diversas estações do metrô serão invadidas por ações ligadas ao design e a moda, como a exposição 10 Nomes – Conexão Moda/ Design, que será realizada na estação São Bento pelo Coletivo Sipá e pela Casa dos Criadores. As ações devem impactar presencialmente mais de um milhão de pessoas.

Já o Parque do Ibirapuera recebe feiras e exposições no Pavilhão da Bienal e no Museu Afro Brasil. Destaque para a feira Abup – voltado para profissionais da área, Brazil S/A – plataforma de relacionamento entre empresas e pessoas dos setores de design, Museu Afro Brasil – com intervenção Varanda do Museu, que promove a integração ente o público e o evento, por meio da transformação do espaço e de uma área de convívio, com curadoria de Judith Pottecher e assinatura do designer Rodrigo Almeida e Museu de Arte Moderna (MAM) – no prédio Marcelo Rosenbaum realizará a palestra Design Essencial.

O MADE acontece no Jóquei Clube de São Paulo e será transformado em parque de intervenções internacionais, com mostras de galerias de artistas belgas, holandeses e norte-americanos.

Centenas de marcas lançaram produtos em lojas e feiras, como a GIFT, PARALELA, CRAFT, ABUP e MADE. Além de diversas ações como o “Viva Design”, uma exposição com ícones do design brasileiro; outra com os finalistas e premiados do Prêmio IDEA/Brasil, com curadoria de Joyce Japort Leal, no Conjunto Nacional; Exposição Nós da China – com curadoria de Francesca Azalti, na loja By Kamy; Belas Artes Design Week (os dois prédios da Universidade Belas Artes promoverão diversas exposições e palestras), e Exposição O Bispo, Palavras que Precisam Ser Escritas – no Shopping Lar Center, com réplicas cinematográficas da obra de Arthur Bispo do Rosário

O QG do DW! Será instalado no moderno e arrojado hotel Pullman São Paulo Ibirapuera. Com arquitetura diferenciada e contemporânea e a diferenciada decoração das áreas sociais, como o lobby, restaurante e bar, que transformam o local em outra atração do evento.

Para os promotores do DW!, a qualificada gama de eventos de 2013 inserirá definitivamente o Brasil no circuito mundial de Festivais de Design.

Serviço: DESIGN WEEKEND – DW!

De 15 a 18 de agosto – das 10h00 às 20h00

Programa oficial a partir de Agosto de 2013 no site www.designweekend.com.br

Leias mais sobre os eventos Design Weekend